Tecnologias aplicadas em tecidos utilizados na moda praia
- 05 abr., 2019
- •

Fabiano Fernandes Reis
Docente da Denim School – Escola de Jeans e na Faculdade Senac Criciúma nas áreas Têxtil e do Vestuário; Mestre em Política Científica e Tecnológica e especialista em Jeans Wear
A escolha do tecido certo é essencial para a roupa ter a modelagem perfeita, principalmente na moda fitness. Isso porque a moda fitness tem certas funcionalidades e propriedades para o usuário que são muito específicas.
Os avanços tecnológicos permitem agregar as mais diversas características aos tecidos e aliá-los à função do vestuário para garantir melhor comodidade e desempenho para cada usuário.
Para a moda fitness, existem tecidos que ativam a circulação e reduzem a celulite. Esse tipo de tecido é encontrado no mercado com certa facilidade. Confira, abaixo, alguns tecidos utilizados na modelagem da moda fitness.

Na Indústria da Moda é necessário estar sempre um passo adiante. Observar as movimentações e fenômenos do seu próprio mercado e também o que acontece nos outros segmentos. Em um modelo de negócio em que a velocidade das informações é contínua, obtê-las de forma antecipada faz toda a diferença . Na verdade, é determinante para definir o sucesso de uma coleção.
Por isso as tendências de moda são tão importantes. De acordo com o Dicionário Oxford, tendência é a “investigação sistemática no estudo de materiais e fontes para estabelecer fatos e alcançar novas conclusões.” Para o Dicionário Ilustrado – Moda de A a Z, é a “direção para a qual algo se movimenta ou evolui.”
Sabemos que uma tendência pode ser um estilo, uma cor, uma estampa ou uma padronagem que, por um determinado movimento da sociedade, começa a ganhar aceitação nas ruas.
Como identificar o que é tendência?
Para identificar tendências precisamos estar atentos a todos os sinais que estão por aí, seja nas ruas, no cotidiano, nos desfiles.

Um dos pontos mais importantes em uma coleção é o custo que ela terá para ser produzida, pois esse custo afeta totalmente a lucratividade da empresa. Por isso, a importância de antecipar os custos já na etapa de criação, podendo assim prever a viabilidade da peça, antes mesmo de desenvolvê-la.
Pensando nisso lançamos no Audaces Idea a possibilidade de importar o encaixe para a ficha técnica, incluindo as informações de propriedades como: Rendimento, comprimento, perímetro de corte e outras mais, assim possibilitando realizar uma tabela automática com todas informações para fazer o cálculo de custo de consumo de tecido e de outros materiais.
Isso não é incrível? Agora o pré-custo da sua coleção está ainda mais assertivo com a multissolução Audaces 360.
Para saber mais, acesse o conteúdo da nossa Base Conhecimento, onde explicamos como realizar a importação do encaixe, realizado no Audaces Encaixe, na sua ficha técnica.